AnteriorAnterior  |  PróximoPróximo

ComunicaTECTemasBlog

No contexto jornalístico, os autores desejam que o blog tenha muita audiência e muitos comentários, mas acabam não respondendo aos comentários e não estabelecem uma conversação efetiva com os leitores. Este fato coloca em dúvida se o blog é um bom sistema para estabelecer a colaboração. De fato, o blog pode ser caracterizado como um veículo de comunicação em massa, tal como a televisão e o jornal, cuja característica é a comunicação por difusão unidirecional de informações. O blog, contudo, difere-se desses veículos porque contém meios para o retorno da comunicação através de comentários em cada postagem e possibilita estabelecer redes sociais através de funcionalidades como "seguidores" e "blogroll" (lista de blogs correlacionados). Dadas as possibilidades de inter-relacionamento entre os usuários, identifica-se que o blog tem potencial para estabelecer a colaboração dependendo das funcionalidades disponibilizadas no blog e do uso que for feito desse sistema.

No contexto educacional, o uso do blog pode favorecer o diálogo, a discussão de ideias e opiniões, possibilitar o debate e a troca de informações. A possibilidade do aluno expressar livremente suas ideias através do blog, sem intermediações, divulgar seus interesses e suas opiniões, construindo sua identidade, pode estimular a leitura e a escrita, desenvolver a criatividade, a reflexão, a crítica, a autonomia, a capacidade argumentativa. As práticas de leitura e escrita se tornam mais dinâmicas, interativas e participativas. O blog promove uma maneira dos alunos continuarem a discussão fora da sala de aula. O professor pode interagir com os alunos, e cada aluno pode interagir com os demais colegas, o que possibilita a aprendizagem colaborativa. É um recurso que pode dar suporte a diversas estratégias e dinâmicas educacionais.

Em nosso grupo de pesquisa, investiga-se como o blog pode ser usado para apoiar dinâmicas educacionais, e quais funcionalidades são mais adequadas para dar suporte à colaboração. Afinal, como o blog deve ser usado? Como configurar um sistema de blog, quais funcionalidades (plugins e getgads) devem ser adicionadas ou suprimidas? Como projetar um blog mais adequado para uma determinada atividade?

[Atualizado em 02/07/2010]

Colaboradores

Aline M. Marques, Pimentel

Publicações

Estruturação do Discurso em Blog: uma Investigação em Dinâmicas de Aprendizagem Colaborativa baseada em Projeto

Marques, A.M. Estruturação do Discurso em Blog: uma Investigação em Dinâmicas de Aprendizagem Colaborativa baseada em Projeto. UNIRIO, 2010. 120 páginas. Dissertação de Mestrado. Departamento de Informática Aplicada, UNIRIO.

Temas: Blog, Aprendizagem Colaborativa, Estruturação do Discurso, Análise da Conversação, Sistemas para Comunicação

DocumentoDocumento ApresentaçãoApresentação FotosFotos

Referências externas

Sistemas de Blog

Publicadores: Blogger, Wordpress.com, Typepad

Servidores: Wordpress.org, Movable Type .

Textos Selecionados

Escritores de Blogs: Interagindo com os Leitores ou Apenas Ouvindo Ecos? NICOLACI-DA-COSTA, A. M. In: Psicologia: Reflexão e Crítica. vol.27 no.4, p.664-679. RS, Porto Alegre: 2007.

Blogging as Social Activity, or,Would You Let 900 Million People Read Your Diary? NARDI, B.A., SCHIANO, D.J., GUMBRECHT, M. In: Proceedings of the 2004 ACM conference on Computer Supported Cooperative Work table of contents, Chicago, Illinois, USA, Publisher: ACM, 2004, pp 222 – 231.

Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica Gomes, M.J. In: VII Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE05). Leiria, Portugal, 16-18 Novembro de 2005. p.311-315.