ComunicaTEC → Sistemas → TabsChat
O TabsChat tem como principal característica a organização dos assuntos de um debate em abas. O objetivo principal dessa pesquisa é o agrupamento das mensagens de um mesmo assunto em área comum, visando o entendimento do assunto discutido. Visa-se também que a identificação do assunto em discussão no andamento do debate educacional seja feita de forma imediata evitando a perda do assunto. Tendo as discussão em áreas separadas, espera-se que a transição do assunto seja realizada com menos dificuldades, pois não é necessário encerrar a discussão de um assunto para o início da outra. Assim, facilitará que os assuntos planejados para um debate sejam seguidos e discutidos.
Organizando assuntos
Por consenso, tópico é aquilo sobre o que se fala, não importa se o tema é formal, fundamental para a vida dos interlocutores ou se simplesmente ocorre o 'jogar conversa fora'. O foco principal é a existência de algo e sobre o qual duas pessoas, pelo menos, estão conversando (Dionísio, 2001). Nas sessões de bate-papo, é possível identificar mensagens relacionadas a um mesmo conteúdo específico, a um mesmo "segmento tópico", como demonstrado na figura abaixo. Após identificar os segmentos tópicos é possível organizá-los em níveis mais abstratos; isto é, agrupar diferentes segmentos sob um mesmo assunto e agrupar diferentes assuntos sob um mesmo tema. A visualização da organização tópica de toda uma sessão de bate-papo possibilita um rápido entendimento sobre o que foi discutido
Visualização do Bate-papo
A representação da conversação por ondas de tópicos (Nicolaci-Da-Costa, 2001), representada na figura a seguir, torna mais perceptível a dinâmica da evolução tópica, possibilitando visualizar o surgimento, ápice, fases e encerramento dos tópicos; o deslocamento do interesse tópico dos participantes; os tópicos enfocados num determinado momento; etc. A representação das ondas de tópicos pode ajudar a formalizar e visualizar alguns conceitos e medidas para a análise dos tópicos/assuntos de conversação.
Ondas de Assunto
Se cada tópico começasse a ser discutido após o término do tópico anterior, então seria estabelecida a linearidade tópica - mas não é isto o que ocorre no bate-papo entre vários participantes. O que geralmente ocorre é a confluência de tópicos: diferentes tópicos são discutidos ao mesmo tempo, em paralelo e alternadamente. A quantidade de tópicos em paralelo e a freqüência da alternância dos tópicos ajudam a caracterizar e a medir esta confluência tópica do bate-papo. Fatores como o protocolo de interação e o número de participantes, podem influenciar no entrelaçamento dos assuntos em uma discussão. Estes agregam-se ao conceito de "Confusão em um Chat", apresentado por Fuks, Pimentel & Lucena (2006). Para acompanhar a conversação no bate-papo sem se perder, é preciso muita atenção e concentração, o que pode gerar cansaço, ansiedade e tensão. Como destacado por Stahl (2009), o bate-papo é um processo de leitura que exige do participante uma leitura rápida em pró a agilidade do debate.
Colaboradores
Temas
Educação a Distância, Bate-papo, Colaboração, Sistemas Colaborativos
Publicações
Mediação de Debate Educacional via Bate-papo: o Problema da Coordenação dos Assuntos
Azevedo, V. L. L.; Pimentel, M. Mediação de Debate Educacional via Bate-papo: o Problema da Coordenação dos Assuntos In: XVI Workshop Sobre Informática na Escola, 20 a 23 de Julho de 2010, Belo Horizonte - MG.
Temas: Bate-papo, Colaboração, Debate, Sistemas Colaborativos Educação a Distância